BENEFICIO SOCIAL
Aposentadoria, auxílio doença, Bolsa Família, entre outros tipos garantidos pela lei no Brasil. Alguns monetários e outros não.
Os Benefícios sociais são meios utilizados pelos empregadores, como forma de auxiliar e premiar o trabalhador direta ou indiretamente, visando desta forma atender suas necessidades gerais em vários âmbitos do dia, aumentando assim seu grau de satisfação para com o empregador, o que acaba por gerar melhoras significativas de produtividade e desempenho.
Alguns benefícios foram conseguidos por lei através de muita luta social das classes trabalhadoras ao longo de diversas décadas. No entanto, especialmente nas três ultimas décadas, as empresas perceberam que na disputa por trabalhadores qualificados, os benefícios que iam além da remuneração salarial padrão eram o diferencial que necessitavam para atrair bons trabalhadores e motivá-los no cumprimento de suas funções. Aumentando assim a produtividade e consequentemente o lucro das companhias.
1. Tipos de benefícios
Os benefícios podem ser de natureza monetária ou não, exemplo: Benefícios monetários: Aposentadoria, 13º salário, gratificações, etc. Benefícios não monetários: Planos de saúde, transporte para os empregados, plano dentário, etc.
Em resumo, os benefícios sociais são uma espécie de complemento salarial que visam incentivar e auxiliar o trabalhador.
2. Benefícios sociais garantidos pela lei no Brasil
Em 1824 no Brasil já possuíamos alguns benefícios sociais garantidos na legislação, que na época seguia os moldes descritos pela revolução francesa de 1789. No entanto, apenas em 1988 a constituição passou a garantir de fato estes direitos.
Atualmente no Brasil, os trabalhadores tem direito garantido pela legislação aos seguintes benefícios: Aposentadoria por Idade: A partir dos 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres, os trabalhadores urbanos podem solicitar o beneficio da aposentadoria. Já os trabalhadores rurais podem