Uma nova ordem para recursos humanos
Uma nova ordem para recursos humanos
Belo Horizonte
2013
1. Resumir e sintetizar os pontos fundamentais do texto.
Devemos nos livrar do departamento de Recursos Humanos? Para essa pergunta alguns estudiosos e pessoas que controlam os negócios vêm debatendo essa questão – pois surge um questionamento: se realmente esse setor traz algum beneficio para a organização.Para o surgimento desse debate algumas variáveis foram levadas em conta, tais como, freqüentemente esse setor ser ineficaz, incompetente e com grande custo a organização. De forma que se continuasse sendo os seus processos desenvolvidos desta mesma forma, a resposta para essa pergunta seria, “sim esse departamento deveria ser abolido”.
Porem com o mundo dos negocio cada vez mais competitivo, o RH nunca foi tão importante, pois a excelência organizacional se deve as tarefas executadas por esse departamento. Para não abolir esse setor, então o que deve ser feito seria uma grande reestruturação. Adequando as suas tarefas a organização, clientes, investidores e funcionários. O resultado seria o enriquecimento do valor, para clientes internos e externos.
O que faltava para a mudança de RH seria o reconhecimento, perante os acionistas, que realmente esse setor faz a diferença para gerar valor econômico, pois ele seria o responsável pelo sucesso competitivo, geraria assim a excelência organizacional.
Lucratividade por meio do crescimento.
As organizações devem se atentar ao mercado (necessidades distintas de seus clientes), pois novos clientes só serão alcançados por meio de novos produtos criativos e inovadores.
Tecnologia.
O grande desafio para os gestores seria compreender o bom uso dos recursos da tecnologia, pois tem grande parte dela não agrega valor a organização. A obtenção de resultados na produtividade serão os desafios dos gestores na curva da informação.
Capital intelectual.
Hoje em dia para as organizações é muito importante o capital intelectual –