Pluralismo
2013
ETEP FACULDADES
INTRODUÇÃO
1. Pluralismo
2. Liberalismo
3. Neoliberalismo
4. Globalização
5. Nova Ordem Mundial
6. Responsabilidade Social
7. Sustentabilidade
Pluralismo
Significa: Multiplicidade; o que não é único.
Doutrina filosófica que não admite, no mundo, senão seres múltiplos e individuais. Sistema político que se baseia na coexistência de grupamentos ou de organismos diferentes e independentes em matéria de administração ou de representação: pluralismo sindical, pluralismo partidário.
Fonte: http://www.dicio.com.br
Liberalismo
Definição
O liberalismo é a filosofia política que tem como fundamento a defesa da liberdade individual nos campos econômico, político, religioso e intelectual, da não-agressão, do direito de propriedade privada e da supremacia do indivíduo contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal.
Pontos positivos do Liberalismo
É de consenso popular alguns pontos positivos do liberalismo, como a democracia, a igualdade perante a lei, o direito a propriedade, o respeito às liberdades individuais. Durante os séculos XX e XXI o pensamento liberal melhorou o mundo de modo como jamais havia acontecido na história, pois criou uma cultura de direitos humanos e liberdade individual.
Pontos negativos do Liberalismo
Por outro lado os críticos deste sistema costumam observar a desigualdade social, a pobreza, à exploração do trabalhador, a não igual condição de vida e acesso aos recursos.
O que é?
Liberalismo é o sistema sócio-político-econômico baseado na defesa da liberdade do indivíduo em todos os aspectos de sua vida: Religioso, Econômico, Cultural, Político e Intelectual.
Na prática liberalismo quer dizer um sistema onde o indivíduo tenha liberdade para escolher sem ser obrigado pelo estado (Governo).
História
A história do liberalismo abrange a maior parte dos últimos quatro séculos, começando na Guerra