Benchmarking
Fonte: Benchmarking – Relatório do Comitê Temático Portanto, o benchmarking consiste em comparar o desempenho com o de outras empresas e identificar quem tem um processo ou produto melhor (referências). Depois, é necessário entender por que essa empresa tem o processo ou produto melhor. A partir disso, é feita uma adaptação do que a empresa-referência faz para promover a melhora do desempenho na própria empresa.
Para que ele venha acontecer é necessário coletar informações para poder identificar a direção a seguir, ou seja, monitorar o mercado. Seja produto, gestão ou desempenho.
Além da informação, é necessário a Inteligência Competitiva. Após a obtenção das informações, realiza-se uma análise dessas informações e toma-se a decisão segundo a análise feita e os objetivos envolvidos. Também busca entender o perfil de atuação do concorrente. Em suma, visa Perceber, Detectar, Conduzir, Coordenar, Desenvolver; Evitar; Usar, Criar, Disseminar, Acelerar e Auxiliar.
Metodologia de Benchmarking
Código Brasileiro de Ética e Conduta para a Prática de “Benchmarking”
O “benchmarking”, como processo de identificação e aprendizagem das melhores práticas existentes no mundo, constitui-se numa poderosa ferramenta para melhoria de diversos processos encontrados nas organizações. O presente código, emitido pelo INDE, visa orientar as ações e desenvolver o profissionalismo e a eficácia deste processo no Brasil.
O comprometimento dos participantes em qualquer processo de “benchmarking” com os princípios deste código contribuirá