Estudante
ALUNO: Luiz Fernando Teixeira da Silveira
DATA:02/05/2010 DRE:110078608 TURMA: EB-1
Relatório de Engenharia Civil e suas Ramificações
Professor Leonardo Becker, engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, falou a respeito de sua especialidade a geotecnia. Esse braço da engenharia civil volta sua atenção para obras como: construção de barragens (para hidroelétricas ou rejeitos industriais) de cais (fluviais ou marítimos), contenção de barreiras e taludes.
Professor Becker ressaltou a tragédia do início do mês passado, provocada pelas chuvas na cidade Rio, enfatizando uma característica crônica da cidade que é sofrer com os problemas de instabilidade de taludes (encostas). Brevemente, comentou a respeito do pequeno número de profissionais executando operações nessa área que sejam especialistas como ele, por isso acredita-se que esse ramo da engenharia oferece boa empregabilidade.
Após isso o professor iniciou uma seqüência de imagens que ilustram algumas das atividades do profissional em geotecnia. Utilizando as fotos ele comentou a respeito dos diversos procedimentos e cuidados que o engenheiro deve ter ao realizar tais obras. Ao fim, Becker contou-nos sua própria experiência ao escolher uma das engenharias. Ele encara como positiva a oportunidade de conhecer um pouco mais acerca de cada uma das várias modalidades e recomenda reflexão para uma escolha conscienciosa.
Como se fosse um segundo tempo, entra em cena o professor Fialho, também engenheiro civil, porém formado pela Universidade Federal do rio de Janeiro e com enfoque diferente: Engenharia Costeira.
Em breves comentários falou que também foi difícil encontrar a engenharia certa para ele.
Este professor também apresentou uma seqüência de slides que mostravam considerações fluviais e marítimas no que diz respeito a transportes e logística por