Conformação mêcanica
A filtração é o processo de separação de material particulado (sólido), de um fluido (gás ou líquido), pela passagem do fluido através de um meio poroso permeável. Abordaremos a seguir o conceito do processo de montagem e funcionamento de um filtro de óleo lubrificante.
O filtro é uma peça integrante do motor, cuja finalidade principal está em reter partículas nocivas ao sistema, que são trazidas pelo AR aspirado o óleo do motor. A retenção acontece através de um processo físico ou mecânico, por intermédio de um meio filtrante de fibras, papel e etc., por esse motivo quanto melhores forem os filtros, mais eles evitam o desgaste prematuro do motor aumentando a vida útil. È bom lembrar que se um filtro cumpre com a sua função evita que o veiculo tenha quebras repentinas.
Para isso é preciso que seu processo de fabricação garanta e assegure a qualidade do mesmo, por isso será citado adiante alguns dos processos de fabricação que se faz necessários para que no final do processo tenhamos peças com qualidades e com preços baixos. O processo de filtração que aqui abordaremos envolve a interação dos componentes ilustrados abaixo.
Para entendermos melhor a função de um filtro, entenderemos a seguir como são fabricados seus diversos componentes e entender um pouco suas características.
Matéria Prima
A matéria prima de um filtro de óleo lubrificante é basicamente o aço e o papel filtrante (fibra de celulose). O aço tem por finalidade suportar grandes pressões que são exercidas pelo motor de um veiculo e para isso ele precisa respeitar algumas características mecânicas.
Papel filtrante
Os papéis são formados por diferentes tipos de celulose em uma máquina e podem ser adicionados diferentes tipos de fibras sintéticas. A combinação das celuloses e fibras sintéticas, quando usadas, determinam as características de filtragem do papel associada às regulagens de máquina que permite um melhor controle destas características. Após a produção do papel base,