Hidrato de clarato
Hidrato de clarato é uma solução sólida, visualmente similar ao gelo, de composição mal definida entre moléculas de hidrocarbonetos de baixo peso molecular e água. Hidratos de gás são classificados quimicamente como uma forma de clarato.
Trata-se de cristais formados pelos componentes do gás natural em presença de água. Os hidrocarbonetos ficam encapsulados em uma estrutura cristalina de hidrato, isto é, presos no interior da estrutura. Isso explica o favorecimento da formação de hidratos com moléculas de metano e etano (moléculas de pequeno tamanho). Hidrocarbonetos de maior peso molecular, como o butano e o pentano, devido ao tamanho de suas cadeias, tendem a atrapalhar a formação de estrutura cristalina, dificultando a sua formação. Gases com alto peso molecular, geram uma fase líquida de hidrocarbonetos (condensado de gás natural) quando submetidos ar esfriamento, essa fase líquida tende a atrapalhar a formação de hidratos.
DEFINIÇÃO:
Hidrato de gás ou clatrato, que em latim significa "gaiola", é um composto cristalino no qual as moléculas de água, associadas umas às outras com ligações de hidrogênio, encapsulam moléculas de gás como o metano e dióxido de carbono (Sloan, 1998 ).
Hidratos de clatrato foram descritos pela primeira vez em 1810 por Sir Humphry Davy. Clatrato: composto molecular em que moléculas de um tipo estão incluídas nos "buracos" de uma rede formada por moléculas de outro tipo, onde uma molécula pequena ou átomo grande, como metano, xenônio, óxido nitroso ficam presos em cavidades de cristais quando a solução é resfriada e um dos componentes se cristaliza. Os clatratos de água são erroneamente conhecidos como hidratos, causando confusão com açúcares (carboidratos).
Hidrato de clarato ou clatratos de gás, hidratos de gás, clatratos, são sólidos cristalinos baseados em água fisicamente semelhantes ao gelo, em que pequenas moléculas não-polarizadas (geralmente gases) estão capturadas dentro de "gaiolas" de moléculas de água