Benchmarking
Processo sistemático da avaliação de processos, serviços e os processos de trabalhos das organizações que são reconhecidas como as melhores no seu segmento. As empresas fazem essa avaliação para comparar processos e produtos para identificar melhorias em suas organizações. Assim ganham competitividade e promovem o desenvolvimento organizacional.
É um processo sistêmico e continuo, possibilitando as comparações entre as empresas. A palavra Benchmarking significa (marcas, banco de descanso). Essa gestão era usada para medições topográficas e depois melhorada e adaptada e implementada no meio Empresarial pela empresa Xerox.
Benchmarking possui quatro tipos: Interno, Competitivo, Genérico, Funcional.
Benchmarking Interno é a prática de examinar atividades de excelência de outras áreas da mesma empresa. Identificando a melhor forma de desenvolvimento das atividades, para então colocar em prática.
Benchmarking Competitivo observar que outras empresas concorrentes do mesmo segmento fazem com êxito para conquistar vantagem competitiva. Sendo difícil de ser aplicada, pois firmar parceria envolve confiança. E confiar no concorrente é muito arriscado.
Benchmarking Genérico vai além do segmento da empresa aonde são pesquisados os processos mais complexos, independente de parcerias do mesmo ramo ou não.
Benchmarking Funcional desenvolvido com empresas do mesmo segmento para analise de um processo determinado, para que todos se beneficiarem. E o processo de Benchmarking envolve quatro etapas;
* Planejamento envolve a identificação do item e as atividades que atendam as expectativas dos clientes e que aumentem o lucro. Com a obtenção de Apoio da direção da empresa com todas as etapas de planejamento para a coleta de informação.
* Coleta de dados envolve a pesquisa, na organização onde será feita as visitas aos parceiros.
* Analise e Comparações dos dados observados. Então decidem quais a melhores práticas a serem aplicadas. Com metodologia