documentario sobre milton santos
1) As duas globalizações marcaram uma fragmentação nos territórios mundiais, fazendo com que ocorresse uma centralização de poder nos grandes polos econômicos, tornando assim os mais favorecidos economicamente ainda mais ricos e os mais pobres ainda mais pobres.
2) O consumo excessivo se torna cada vez mais comum na nossa sociedade moderna, as grandes empresas e a mídia contribuem para essa disseminação, abusando do marketing, nos fazendo parecer velhos e obsoletos se não estivermos sempre acompanhando a moda. Nosso subconsciente está sendo bombardeado a todo momento por propagandas e anúncios que nos influenciam a sempre querer comprar mais e mais. Dessa forma o consumo se torna um fundamentalismo, sempre nos ditando o que vestir o que comer e como perante a sociedade .
3) O mundo tal como nos fazem vê-lo: seria a globalização vista como uma fabula uma coisa maravilhosa aos olhos de quem não enxerga a realidade, uma globalização idealizada. O mundo tal como ele é: nesse mundo a globalização é vista da maneira “ nua e crua”, ou seja, da forma como ela funciona na realidade. O mundo como ele pode ser: a globalização funcionando de acordo com os seus ideais e suas promessas.
4) O consenso de Washington retomou como um neoliberalismo adaptado para uma nova forma de capitalismo agindo como uma verdadeira bula para os países latinos, recomendando uma maior austeridade fiscal, elevação de impostos, juros altos, e muitas privatizações para diminuir a interação do governo com o mercado. O consenso de Washington representou para a América latina um fruto envenenado, gerando crises e inúmeros protestos contra a privatização e a extinção de serviços estatais.
5) As grandes empresas são como um centro frouxo do mundo, que acabam escapando ao controle do estado e que distanciam de uma relação mais obrigatória dos territórios, acabam permitindo ações irresponsáveis de cunho social e moral.
6) O papel da mídia