Milton santos
1. Milton Santos (1926-2001)
Milton Santos foi jornalista, redator oficial do jornal A tarde, professor de Geografia Humana na Universidade Católica de Salvador e intelectual. Santos foi um dos grandes críticos da globalização.
No documentário “O mundo visto do lado de cá” de 2007, ele afirma ser um intelectual outsider, não partidário, não pertencente a grupos e que não responde a nenhum credo.
O intelectual relata a dificuldade de ser negro e intelectual devido à cultura mundial que não aceita críticas. Para ele, a história do presente é a mais interessante. Milton diz que não é Marxista Ortodoxo, mas considera-se Marxista por que com a entrada da globalização, o marxismo foi o que restou para uma sociedade com uma mentalidade diferente.
2. Documentário
No documentário de Sílvio Tendler, Milton Santos aponta um mundo de difícil percepção e defende a ideia de que é preciso uma nova interpretação do mundo contemporâneo. Para Santos, apesar do fenômeno da globalização ser inevitável, é possível mudar o processo.
O documentário, através da reflexão sobre o espaço geográfico, analisa a sociedade atual comparando-a com as primeiras sociedades existentes e os primeiros modelos de globalização, incluindo paradigmas materiais e políticos, além de remeter a problemas e dores do mundo contemporâneo. Tendler e Santos exploram aquilo que devemos nos ater se queremos viver em um mundo interessante de se viver e lutar, convivendo com a globalização.
A primeira globalização ocorreu entre 1500 e 1600 – o mundo já era habitado, mas os colonizadores disseminaram pessoas, e com elas, a cultura que já era vista no mundo. A segunda globalização ocorreu no início do século XX – houve fragmentação de territórios, houve revolução tecnológica e o humanismo começa a ser substituído pelo consumismo.
O mundo de Norte a Sul