Resenha documentário milton santos
Resenha Crítica do documentário:
“Milton Santos, por uma outra globalização”
Documentário de Silvio Tendler
Trabalho semestral para a disciplina de Projeto de comércio exterior II do curso de COMEX do Centro Paula Souza – Faculdade de Tecnologia – FATEC
Professor e Mestre Marcelo Pereira de Andrade
Praia Grande
2012
Faculdade de Tecnologia – FATEC
Curso de Comércio Exterior 2 – vespertino – 3º Ciclo
Projeto em comércio exterior II
SANDRA REGINA DALOSTO
Resenha Crítica do documentário:
“Milton Santos, por uma outra globalização”
(Entrevista janeiro 2001)
Documentário de Silvio Tendler
Praia Grande
2012
RESUMO
O documentário de Silvio Tendler retrata a globalização (como é e como deveria ser) com base nos pensamentos do geografo Milton Santos e depoimentos de ícones intelectuais mundiais, uma abordagem sobre os seus efeitos diretamente em nossas vidas, deixando claro que construção ou reconstrução de um mundo novo “Por uma outra globalização”, é necessária e possível.
No decorrer da reportagem imagens de resgate histórico no mundo e no Brasil, as crises em países em desenvolvimento, as reações da população em manifestação contra o Estado; cena de turistas na favela da Rocinha, enquanto os moradores dessa comunidade visita um shopping Center no Rio de Janeiro. Os extremos da nossa sociedade de consumo e a voz de Milton Santos de fundo falando de suas ideias diz: “que a globalização é uma fábrica de perversidade”.
São ressaltadas as diferenças entre os hemisférios norte e sul, a dominância que os países ricos têm sobre os países pobres. As consequências de uma globalização, tal como a conhecemos, em todas as partes do mundo, o quanto feri os menos favorecidos até a mais abastada classe.
Milton Santos, nasceu em 03 de Maio de 1926 e faleceu em junho de 2001, um intelectual, advogado, jornalista e geógrafo brasileiro. Teve a trajetória política definida e marcada em 1960, ano que Jânio Quadros