Beira baixa
ENQUADRAMENTO HISTÓRICO
A produção de vinho na Beira Interior iniciou-se durante a ocupação romana, mas foi a partir do século XII, pelas mãos dos Monges de Cister, que se desenvolveu de forma relevante.
APRESENTAÇÃO DA REGIÃO * É a região mais montanhosa de Portugal continental, compreendendo algumas das serras mais altas de Portugal. * Os solos são de origem granítica na sua maioria, sendo os restantes essencialmente de origem xistosa. * Devido à sua posição geográfica relativamente ao mar e às direcções montanhosas central e nordeste o clima é mediterrânico continental, beneficiando da agressividade invernosa dada pela proximidade da Serra da Estrela. * As extremas condições climatéricas produzem uvas aromatizadas donde resultam vinhos macios, consequência de uma criteriosa selecção de castas e de uma vinificação tradicional.
Beira Interior DOC
A Beira Interior é uma Denominação de Origem Controlada (DOC) desde 2 de Novembro de 1999, foi criada através da publicação do Dec. Lei 442/1999, resultado da aglutinação das regiões de Castelo Rodrigo, Cova da Beira e Pinhel, que passaram a sub-regiões desde então. Tem um passado histórico vitivinícola que remonta à fundação da nacionalidade portuguesa, está localizada no interior centro de Portugal, tem cerca de 16 000 hectares de vinhas e uma grande variedade de castas. Destacam-se nas Brancas a Síria, Fonte Cal, Malvasia e Arinto e, nas Tintas, a Rufete, Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz.
A certificação da DOC Beira Interior é feita pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior.
Produção de Vinhos
Os vinhos são influenciados pela montanha, rodeados pelas serras da Estrela, Marofa e Malcata e pela altitude com variações entre os 400 e os 700 metros.
Desta combinação de factores resultam: * vinhos brancos de grande exuberância aromática e muita frescura e, * nos tintos, vinhos com aromas complexos a frutos silvestres e