Bebedouro
TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
JÚLIA BUENO DIAS
FÍSICA: CONTRUÇÃO DE UM BEBEDOURO DOMÉSTICO
Governador Valadares
2014
1. INTRODUÇÃO
Esse projeto tem o objetivo de representar a construção de um bebedouro simples, que pode ser construído em casa com materiais de fácil acesso.
2. DESCRIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS
Serão necessários:
1. Duas garrafas pet (pode ser de diferentes modelos e volumes).
2. Cola para plástico pastosa (p. ex.: Araldite).
3. Um pedaço de mangueirinha de chuveirinho de banheiro.
4. Um canudinho de tomar refrigerante.
3. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
1º Etapa: Pegue uma das garrafas e corte-a próximo da parte superior, próximo do local onde se inicia a curvatura que vai para o gargalo. Corte também próximo da base (uns dois centímetros acima da base). Adapte uma parte dentro da outra. Talvez tenha que esquentar as bordas de uma delas em água quente, para alargar-se e permitir a entrada da outra parte. Pode também ir cortando um pouco mais as bordas da parte superior, diminuindo assim o diâmetro, em direção ao gargalo, até que essa parte superior possa entrar dentro da outra. Terá como resultado uma “garrafinha”, que chamaremos de “reservatório inferior”. Retire um dos anéis que ficam na garrafa quando a tampa é solta. Prepare a cola e cole: 1. O anel, na base da outra garrafa que não foi cortada (que chamaremos de “reservatório superior”). Este anel servirá para dependurar o bebedouro. 2. As duas partes do reservatório inferior, uma encaixada dentro da outra. 3. Uma tampa contra a outra (as partes planas da tampa). Aguarde tudo secar bem.
2º Etapa: Faça um furo no meio das tampas, com um prego aquecido ao fogo ou soldador, ou ainda, de preferência, com furadeira. Neste caso use broca chata de 3/8, que terá o diâmetro exato da mangueirinha. Coloque nesse furo o pedaço de mangueirinha,