Bebedouro-sp
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
TRABALHO SOBRE O MUNICÍPIO DE BEBEDOURO-SP
Alunos:
Pamela Alves dos Santos
Maria Silva
Edna Ap. Cyrino de Almeida
Carlos Junior
Histórico do Município
A cidade nasceu de um sonho a céu aberto, à beira de um córrego conhecido como “bebedor”, cuja água era procurada por tropeiros e boiadeiros, animais fatigados por longas caminhadas através do sertão.
Os primeiros ocupantes do local tiveram a idéia de comprar um lote de terra para a formação do arraial do Bebedor, cujo dono era o Sr. Corrêa e Mesquita, residente em Jaboticabal. O pagamento foi feito em três prestações de suíno (porcos), devido a escassez de moeda corrente tida quase como artigo de luxo.
A data oficial da fundação de Bebedouro é dia 03 de maio de 1884, por ser o dia em que se lavrou a escritura de venda da primeira parte do atual patrimônio urbano pelo Sr. João Francisco da Silva e sua mulher D.ª Ana Cezaria Pimenta ao Sr. Procurador da Capela, Capitão José Inácio Garcia.
O primeiro documento vinculado ao destino inicial do arraial do Bebedor foi um ato do Governo Provincial, o Barão de Parnaíba, datado de 27 de agosto de1886.
Por lei estadual n.º 87 de 06 de setembro de 1892, elevou-se a Distrito de Paz.
Os primeiros meios de transporte eram feitos por carros de boi que traziam das fazendas os produtos agrícolas para serem vendidos na cidade.
Quando ficaram prontos os armazéns da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, surgem os carrinhos e as carroças com tração animal.
Em 1912 foi construída a Prefeitura Municipal defronte ao Jardim Misterioso, hoje Praça Valêncio de Barros e na mesma época o prédio da Cadeia de Bebedouro na esquina das ruas São João e Campos Salles.
Antes do termino do século XIX, a cidade já apresentava favoráveis aspectos e progresso, com a formação de lavoura de café, que se tornaria a maior riqueza do município. Porém o café entrou em grande crise por volta de 1929/1930, e as lavouras foram aos poucos sendo abandonadas.