COOPERCITRUS
HISTÓRIA
A força que vem do campo a serviço do campo
Superados os obstáculos para a formação de uma cooperativa na cidade, os produtores foram convocados pela Associação Rural, para participarem de uma Assembleia Geral e no dia 29 de novembro de 1964, às 10hs, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Bebedouro, 32 agropecuaristas de Bebedouro e região reuniram-se e fundaram a Cooperativa Agropecuária da Zona de Bebedouro – Capezobe.
Á medida que a citricultura se desenvolvia na região, a cafeicultura ia perdendo força e, como consequência, a Capdo, Cooperativa Agrária dos Cafeicultores D’Oste de São Paulo, também sofria com isso. Essa cooperativa, a Capdo, com sede em Monte Azul Paulista, fundada no início da década de 50, congregava os cafeicultores daquela região e destinava-se ao preparo e à comercialização do café de seus associados. Com o fim do ciclo do café na sua área de ação, a Capdo passou a também comercializar insumos com seus cooperados e a situação ficou a seguinte: duas cooperativas grandes, bem conceituadas, com muitos cooperados em comum e atuando de maneira semelhante numa mesma área.
A consequência lógica dessa situação seria a fusão dessas cooperativas e foi o que aconteceu. Após todos os estudos necessários a esse tipo de união de cooperativas, as duas organizações convocaram uma Assembléia Geral Extraordinária conjunta e, no dia 14 de maio de 1976, às 20 horas, no Ginásio de Esportes do Bebedouro Clube, os cooperados das duas cooperativas reuniram-se e constituíram a Cooperativa dos Cafeicultores e Citricultores de São Paulo – Coopercitrus.
Hoje denominada Coopercitrus Cooperativa de Produtores Rurais, orgulha-se de ser a maior cooperativa do Estado de São Paulo na comercialização de insumos, máquinas e implementos agrícolas, com seu excepcional faturamento em 2014 superior a R$ 1,8 bilhão. Tem escrito, ao longo de todos esses anos, uma história de coerência de princípios, atitudes de respeito e preocupação com