Economia
ECONOMIA NACIONAL
2. a) Abrange o conceito de unidades familiares todos aqueles diretamente empregados e que fornecem recursos para o processamento das atividades primárias, secundárias e terciárias, além daqueles que recebem algum beneficio do governo, como aposentadoria ou Bolsa-Família, e que, portanto, contribuem para os resultados da Economia.
b) As empresas são unidades que compõe o aparelho de produção da economia nacional. São todas as empresas que se dedicam às atividades primárias, secundárias e terciárias. Todas dependem umas das outras.
c) O governo é um agente coletivo que contrata diretamente o trabalho das unidades familiares e que adquire uma parcela da produção das empresas para proporcionar serviços úteis à sociedade como um todo.
d) O resto do mundo são as empresas, o governo e as unidades familiares dos outros países.
3.
4. O processo de geração de renda ocorre paralelamente às atividades de produção porque as empresas, uma vez que queiram produzir um determinado bem ou serviço, pagam remuneração às unidades familiares, já que estas fornecem àquelas a sua força de trabalho ou outro tipo de propriedade. Dessa forma, em resumo, para que as atividades de produção funcionem plenamente, é necessário remunerar – e portanto, gerar renda – as unidades familiares, que produzirão, por sua vez, bens e serviços.
5. Existe uma intima relação entre altos níveis de desemprego por um lado e pobreza generalizada e distribuições desiguais de renda por outro. Aqueles sem emprego regular ou apenas com empregos ocasionais de tempo parcial estão, geralmente, entre os muito pobres. Aqueles com empregos assalariados regulares no