Equipamentos telefônicos
Centro de Ciências Tecnológicas
Curso: Engenharia de Telecomunicações
Disciplina: Telefonia
Professor: Fabio R. Segundo
Acadêmico: Jacques Weissenberg
Blumenau,04/03/2009
TRABALHO SOBRE EQUIPAMENTOS DA REDE TELEFÔNICA
Armário de distribuição
Elemento que se instala em urbanizações sobre pedestal ou fixo na parede, para servir de contentor dos elementos de ligação de um ponto de distribuição.
[pic]
Bloco BLI
É um tipo de bloco instalado no DG (Distribuidor Geral) para prover a interconexão entre os ramais do PABX e a rede interna de telefonia ou a interconexão entre as linhas analógicas providas pela Operadora de Telefonia fixa e os troncos analógicos do PABX. A conexão é feita através de "wire-wrap", através de ferramenta específica (chave wire-wrap).
[pic]
Bloco terminal
É o dispositivo colocado dentro do DG onde os cabos serão fisicamente conectados. Normalmente estes blocos são do tipo BLI, que utilizam tecnologia "wire-wrap". Atualmente, estão se tornando populares os chamados blocos de engate rápido, que utilizam tecnologia IDC. Os blocos utilizados para conectar os cabos da rede telefônica pública incorporam também as conexões para o sistema de proteção (fusíveis e/ou centelhadores)
[pic]
Chave wire-wrap para engate rápido de blocos BLI e terminal.
[pic]
Poste
Poste é um toco de madeira, cimento, ferro ou aço que sustenta linhas de transmissão de energia elétrica ou de telecomunicações, que por sua vez alimentam os espaços residenciais, comerciais e industriais. Ele previne que os fios sofram curto-circuito, e protegem a superfície da rua da incoveniência de cabos e fios.
[pic]
Caixas de Emendas Ventiladas (CEV)
As conexões aéreas entre a rede interna do assinante e o cabo de distribuição das operadoras, são possíveis através de caixas de emendas, com capacidade para 10 ou 20 terminais