Bebedouro interessante
Reflexão acerca da idéia de sociedade emancipada em Theodor W. Adorno a patir do Aforismo "Sur l'eau."
Trata-se na realidade de uma analise de texto que fiz para a faculdade, e já que estou com pouco tempo livre, em um período com muitas coisas para fazer, trabalhos, provas, e muitas coisas para ler. Resolvi postar essa analise apenas para atualizar, afinal pensar a ideia de sociedade emancipada assim como perceber a critica sobreo o trabalho como modelo fundamental da experiência dentro da sociedade moderna é de total contingência com a proposta do blog:
Analise reflexiva sobre o aforismo 100 da Minima Moralia
“Sur l’eau.” de Theodor W. Adorno
Está análise tem como objetivo examinar o aforismo 100 intitulado “Sur l’eau.” do livro Minima Moralia de TH. W. Adorno, que não tem como pretensão esgotar o tema em seu próprio desenvolvimento, muito pelo contrário, abrir caminhos para refletir acerca do seu próprio movimento dialético acerca da proposta.
Vejo que alguns movimentos de digressão até são necessários para entender o desenvolvimento do texto e o próprio movimento que Adorno cria, mas como no presente trabalho trata-se muito mais de uma analise despretensiosa, e não de uma analise acabada, e rigorosa, pretende-se assim apenas possibilitar uma reflexão sobre o próprio aforismo de Adorno, que irá criticar o trabalho como modelo fundamental da experiência presente na modernidade, tal como apresentar uma reflexão acerca da idéia de sociedade emancipada.
A princípio já nos chama a atenção pelo próprio titulo “Sur l’eau.”, que traduzindo seria “Sobre a água”, trata-se de um conto de Guy de Maupassant, e que por não ter conhecimento e nem pretensão não vou analisar aqui este conto, pois a proposta é a própria analise do texto, mas pelo pouco que pude perceber pode se pensar o conto a partir da experiência capitalista, onde como o homem que como no conto estava preso na canoa sem poder sair, assim se