pnr1
Setembro
26/09/2014
Introdução:
Instalações, equipamentos avícolas e o manejo são itens necessários para a obtenção de uma boa produtividade das aves, o modo como são realizadas, construídas e utilizadas são de grande importância.
Objetivo:
Com base nos estudos desenvolvidos na sala de aula e as visitas ao setor de aves do Instituto, o objetivo era analisar os pontos positivos e pontos negativos em relação a instalações, manejo e equipamentos avícolas.
Instalações
Pontos negativos:
A posição dos galpões do instituto foram construídas de forma incorreta, o local adequado para a implantação do aviário é em uma posição Leste-Oeste. Esse detalhe na construção é importante, pois nas horas mais quentes do dia a sombra deve incidir embaixo da cobertura e o calor no aviário será a menor possível.
O lanternim é indispensável para se a obtenção de uma ventilação adequada, e no instituto não é mais utilizado pois de acordo com o técnico facilita a entrada de pássaros.
A quantidade de galpões é pouca, além de serem pequenos e possuírem uma distância não muito grande quando comparados a granjas comerciais.É interessante que haja uma distância boa e barreiras contra o vento (eucaliptos, por exemplo) para evitar que possíveis focos de doenças se espalhem de um galpão para o outro.
Como a criação dos animais no instituto é feita pra uso didático, não é possível controlar a entrada e a saída de alunos e servidores. Mas muitas vezes essas pessoas passam de forma errada pelos galpões, por exemplo, passam pelo galpão de postura e depois para o galpão onde ficam os pintinhos de um dia, que podem adquirir doenças trazidas do outro galpão.
Pontos positivos:
Os galpões possuem cortinas que são importantes para evitar a penetração do sol, chuva e para controlar a ventilação dentro dos aviários.