Treino ao bebedouro
Esse experimento, é uma etapa intermediária preparatória para a modelagem da resposta de pressão a barra ( RPB ).Ele consiste em ensinar o animal que tem água ( reforço ) disponível naquele ambiente.
Qual é o objetivo dele?
O objetivo dela é ensinar o animal a se aproximar do bebedouro quando ouvir o ruído dele, e esse ruído, deve adquirir propriedades de um estímulo discriminativo, isto é, sinalizar que "há reforço disponível".
Porque essa etapa é importante?
O sujeito experimental deve aprender nesta etapa, que há reforço positivo ( água ) naquele ambiente. Essa possibilidade de reforço chama-se estímulo discriminativo. Ele deve aprender a tomar água primeiro, aprender que há o reforço, para depois aprender como obtê-lo.
Qual a ligação com o experimento anterior?
No experimento anterior, fizemos a linha de base. Ela tinha como objetivo observar e registrar todos os comportamentos do rato, como: farejar, limpar-se, ficar parado, mover-se pela caixa, etc. Agora no treino ao bebedouro, o som do bebedouro funcionando pode "produzir reações indesejaveis no animal; como urinar, defecar, afastar-se da barra e do próprio bebedouro. Contudo, o fato do animal encontrar uma gota de água cada vez que o bebedouro for acionado gradualmente, reduzirá a magnitude dessa reação, por imcompatibilidade entre as reações produzidas pela água ( aproximação, relaxamento ), e pelo ruído (afastamento, tensão fisiológica)" ( Matos & Tomanari, 2002 - pág. 106 ). Lembrando que o rato está em 48 horas de privação de água, é esperável que os outros comportamentos incompatíveis com a resposta de tomar água diminuam sua frequência, e isso só pode ser constatado com o registro que temos na linha de base.
Na prática, qual a função disso?
que uma pessoa produza reforçadores positivos em um determinado contexto, ela tem que descobrir se este reforço está disponível e deve emitir a resosta adequada para produzí-lo. O treino ao bebedouro no laboratório