barragens
Engenharia Ambiental
PRÉ-DIMENSIONAMENTO DE BACIAS DE
DISSIPAÇÃO A JUSANTE DE VERTEDOUROS
EM DEGRAUS COM FORTE DECLIVIDADE
Disciplina: Hidráulica Aplicada
Curso: Engenharia Ambiental
Resumo apresentado a disciplina de hidráulica sobre o dimensionamento de bacias
Estudos sobre a hidrodinâmica mostra que os vertedouros tem sido estudados em varias universidades e instituições, onde revela sua importâncias na presença de degraus.os pesquisadores mostram que por meio de comparações de algumas grandezas hidráulicas envolvidas no fenômeno, dentre as quais se destaca o comprimento do ressalto na bacia de dissipação, através do qual é proposta uma metodologia simplificada para a estimativa do mesmo.
Muitos materiais foram utilizados na construção de barragens como materiais como concreto que é compactado a rolo (CCR) que, nos dias de hoje, é amplamente empregado na construção de barragens para aproveitamento dos recursos hídricos.
Com base na metodologia de construção, barragens em CCR possibilitam facilmente a confecção do paramento de jusante do vertedouros em degraus, que impõem grande resistência ao escoamento conduzindo a projetos de bacias de dissipação menos onerosas do que aquelas a jusante de estruturas em concreto alisado.
Existem vertedouros antigos, mas já a estrutura em degraus começou no século xx a serem projetadas, sobretudo, ocorreu à maximização da dissipação de energia ao longo da calha e, conseqüentemente, à diminuição da bacia de dissipação. Entre 14 e 16 de outubro de 1955, uma tempestade provocou sérios danos à estrutura dessa barragem.
A análise do escoamento permanente gradualmente variado conduz no estudo das propriedades e características das curvas de remanso. Logo, ao avaliar a curva correspondente ao escoamento de um vertedouros em degraus com talude de 1 v:0,75H, percebe-se que a declividade de fundo do canal (I) é maior que a declividade crítica. Prosseguindo com a