barra de grãos para pessoas celíacas
Componente curricular: A.N. A – Análise Nutricional dos Alimentos.
Barra de cereais para pessoas celíacas
Celeste Cardoso N°: 06
Letícia Rodrigues N°: 17
Mariana Tagami N°: 22
Vanessa Mendes N°: 34
Professora: Domingas
Piedade - 2014
Objetivo
Criar uma barra de grãos para pessoas celíacas
Justificativa
Devido ao crescimento de indústrias de alimentos para celíacos, decidimos criar um produto para esse grupo específico de pessoas.
Resumo
A intolerância permanente ao glúten, doença celíaca, deve ser tratada por meio da retirada do glúten da alimentação, proteína presente no trigo, aveia, centeio e cevada. Portanto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver barras de cereais sem glúten enriquecidas com sementes oleaginosas e frutas secas.
Introdução
O que são pessoas celíacas? O que é a doença?
Pessoas celíacas são aquelas que têm intolerância ao glúten. A doença celíaca (DC) é uma doença do intestino delgado, caracterizada pela intolerância permanente ao glúten. Seu único tratamento é a dieta isenta de glúten.
O que é Glúten?
É a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada, e no Malte (ssub-produto da cevada), cereais amplamente utilizados na composição de alimentos, medicamentos, bebidas industrializadas, assim como cosméticos e outros produtos não ingeríveis. Na verdade, o prejudicial e tóxico ao intestino do paciente intolerante ao glúten são "partes do glúten", que recebem nomes diferentes para cada cereal.
Vejamos: No Trigo é a Gliadina, na Cevada é a Hordeína, na Aveia é a Avenina e no Centeio é a Secalina. O Malte, muito questionado, é um produto da fermentação da cevada, portanto apresenta também uma fração de glúten. Os produtos que contenham malte, xarope de malte ou extrato de malte não devem ser consumidos pelos Celíacos. O glúten não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos, e por isto uma dieta deve ser seguida à risca. O Glúten agride