Patologias Importantes do Trato Gastrointestinal
IMPORTANTES PATOLOGIAS
ALGUMAS QUESTÕES E RESPOSTAS
1. A creche pode impedir a entrada de uma criança com diarreia?
“É necessário o afastamento da criança quando esta apresentar qualquer problema de saúde, evitando riscos com relação ao conjunto de crianças que frequentam a creche. Além disso, a criança doente necessita de cuidados especiais, repouso e acolhimento dos responsáveis, em um ambiente mais tranquilo e apropriado à sua recuperação.” http://200.141.78.78/dlstatic/10112/1053798/DLFE-203708.pdf/ManualdeOrientacoesSMEfinaleducacaoinfantil.pdf Acessado em 22.08.13
Orientações para Profissionais de Educação Infantil, Secretaria da Educação do Rio de Janeiro
“Os critérios de exclusão temporária das crianças doentes, para evitar complicações e estabelecer cuidados adequados a cada situação precisam ser discutidos com os familiares na matrícula.” www.educacao.diadema.sp.gov.br Acesso em 22.08.13 Manual de Orientação aos Educadores Infantis, Secretaria Educação de Diadema
2. O que é diarreia?
Diarreia é o termo que define a perda excessiva de água e eletrólitos através das fezes, resultando em aumento do volume e frequência de evacuações e diminuição na consistência das fezes de forma diferente do padrão habitual. Em termos práticos, definimos diarreia como a ocorrência de 3 ou mais evacuações amolecidas dentro de 24h. Em outras referências, acima de um volume fecal de 10 mg/kg/dia = quadro diarreico.
Tomar cuidado com definição numérica quando nos referimos aos lactentes, principalmente os amamentados exclusivamente no seio materno = fezes liquefeitas cerca de 8 a 10 x ao dia após cada mamada.
Outra forma de definir diarreia é através da quantificação: crianças com mais 10g/kg/dia ou mais que 200 g/dia de fezes apresentam diarreia.
Ocorrerá diarreia sempre que houver quebra de equilíbrio entre absorção e secreção de solutos no trato gastrointestinal.
3. Quais os tipos de diarreia?
As Síndromes