Meio de contraste seed
Este trabalho tem como objetivo apresentar o contexto de como deve-se realizar os exames de Seriografia EED, Esofagograma e Deglutograma na especialidade infantil.
Com isso espera-se evidenciar os procedimentos de preparo do exame, inclusive o processo de preparação dos pais, as doses de contraste a serem administradas e as posições a serem realizadas para as radiografias.
Seriografia Esôfago Estomago Duodeno
RADIOLOGIA PEDIÁTRICA
TRATO GASTROINTESTINAL ALTO: SERIOGRAFIA ESÔFAGO-ESTÔMAGO DUODENAL (SEED)
Patologia Demonstrada
Doenças ou condições que acometem o trato gastrointestinal alto.
Preparação do Paciente
Lactentes: jejum de 4 horas;
Crianças com mais de 1 ano de idade: jejum de 6 horas ou a partir da meia-noite se o exame for de manhã cedo.
Preparação da Sala
A sala de procedimento fluoroscópico deve ser preparada antes de o paciente ser trazido. A maca é colocada na posição horizontal e as técnicas acertadas. Um lençol de algodão ou descartável deve ser colocado sobre a maca. Dependendo do exame, a mamadeira de bário, o bico, as sondas e seringas devem estar prontos para uso. Aspiradores e oxigênio devem estar disponíveis para o caso de uma emergência.
Proteção Um pedaço de chumbo de 1 mm é posicionado abaixo das nádegas do paciente para prevenir a radiação difusa "abaixo da mesa" do tubo fluoroscópico.
Preparação do Bário O bário líquido deve ser usado de acordo com as instruções do fabricante. O bário pode ter que ser diluído para crianças pequenas e lactentes. A diluição é necessária para o uso em mamadeiras, e é vantajoso ampliar o furo do bico com uma agulha estéril ou escalpe para que o bebê mame com mais facilidade.
A quantidade de bário dada para a avaliação do trato gastrointestinal depende da idade. Sugerimos as seguintes quantidades:
Neonatos até 1 ano - 60 a 120 ml
1 a 3 anos - 120 a 180 ml
3 a 10 anos - 180 a 360 ml acima de 10 anos - 180 a 360 ml
Preparação do Paciente e dos Pais
Os pais