BANCADA HIDRÁULICA MECÂNICA DOS FLUIDOS
BANCADA HIDRÁULICA
MECÂNICA DOS FLUIDOS
ENGENHARIA MECÂNICA, 1º SEMESTRE
BAURU, 11 DE FEVEREIRO DE 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
MANÔMETRO TUBO EM “U”
É o manômetro de coluna mais simples de todos. É construído basicamente em um tubo reto em forma de “U” preenchido com um fluido manométrico que, em geral, é o mercúrio, até a sua metade, sendo um dos extremos do tubo ligado à instalação e o outro aberto para a atmosfera. A presença de fluido manométrico permite a medida da pressão de gases, já que impedem que estes escapem.
Seu princípio de funcionamento consiste na aplicação de pressão em um de seus ramos, o que fará o líquido descer por este ramo causando um desnível.
Conhecendo o peso específico de o desnível do líquido de referência, pode-se determinar a pressão na instalação. A pressão indicada é mostrada pela diferença de altura em função do movimento do fluido nos dois ramos e lida através de uma escala graduada, sendo que seu valor numérico é igual ao das leituras acima e abaixo do ponto médio (zero da escala).
Com o Manômetro de Tubo em “U” podemos fazer três tipos de medições tais como:
a) Medição de pressão positiva: maior do que a pressão atmosférica;
b) Medição de pressão negativa: menor que a pressão atmosférica;
c) Medição de pressão diferencial: igual à diferença entre duas pressões aplicadas simultaneamente.
PIEZÔMETRO
Consiste num simples tubo de vidro que, ligado ao reservatório permite medir diretamente a carga de pressão. Basta medirmos a cota h e conhecermos a massa específica do fluido gerador da cota para aplicar a Lei de Stevin e obtermos a pressão P. O piezômetro apresenta três defeitos que o tornam de uso limitado:
a) A altura h, para pressões elevadas e para líquidos de baixo peso específico, será muito alta;
b) Não se pode medir pressão de gases, pois