Bancada Hidr ulica Renata UNIP
3109 palavras
13 páginas
Mecânica dos Fluidos/Hidráulica e HidrologiaTÍTULO: DA BANCADA HIDRÁULICA
Nome dos Integrantes do Grupo
Matrícula
Turma
Professora Renata Abdallah
Bauru
Data do relatório 2015
1 INTRODUÇÃO
Alunos e mestres diante do cenário acadêmico estão cotidianamente conectados a diversas formas de aprendizagem. A literatura expõe sobre as teorias e conceitos mais diversos relacionados à área acadêmica, aguçando o interesse do aluno em comprovar aquilo que aprendeu em tese, confrontando com a realidade.
Cursos relacionados à engenharia, até mesmo por sua natureza, estão voltados a aulas práticas realizadas em laboratórios que dispõem de máquinas, ferramentas, bancadas didáticas, aparelhos metrológicos, entre outros, que permite que o aluno seja inserido em situações reais, vislumbrando fatos que encontrará em sua profissão.
Desta forma, o Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Paulista – UNIP, Campus Bauru, propõe ao aluno do quinto semestre, na disciplina Mecânica dos Fluidos/Hidráulica e Hidrologia, executar diversos experimentos na bancada hidráulica, a fim de aproximar o conceito à atividade prática.
A importância das bancadas sé dá pelo fato de que são ferramentas de auxílio para a realização de experimentos, que possibilita o operador, no caso o aluno, montar diversos sistemas, variando seus parâmetros, familiarizando-se com os componentes, e ao mesmo tempo, verificando na prática a teoria vista em aula.
Com a bancada hidráulica, através da flexibilidade na interligação dos componentes, em forma modular, a aprendizagem prática planejada coloca o estudante em situação que exige sua interação com os demais alunos e professor, relacionando assim, a teoria com aplicações práticas.
Com o intuito de familiarização com a bancada que será utilizada no laboratório, modelo conforme disposto na figura 1, foi abordado, no item seguinte, seus principais pontos teóricos e componentes.
Figura 1 – (a) Bancada