RELATORIO
Disciplinas: Mecânica dos Fluidos / Hidráulica e Hidrologia – Engenharia Civil
TÍTULO: BANCADA HIDRÁULICA
Nome dos integrantes do grupo
Ra
Turma
Luis Eduardo Pagan Faria
B62778-6
EC5R15
Luís Maurício Moraes Junior
B688BH-4
EC5R15
Evandro Matias Canido
B77FGF-1
EC5R15
Profa. Renata Abdallah
UNIP Bauru
12/02/2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVOS 4
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 5
4. CONCLUSÕES 9
5. REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
Com a finalidade de comprovar fundamentações teóricas e auxiliar em situações rotineiras, o laboratório de mecânica dos fluidos e hidrologia conta com diversos materiais e equipamentosque acoplados formam a bancada hidráulica. Nela é possível encontrar a melhor solução e otimização de projetos hídricos.
A bancada hidráulica é composta com bombas hidráulicas que possibilitam o aumento de vazão na tubulação, medidores de vazão digital, medidor de pressão tipo placa de Orifício, sistema de medida de velocidade por Tubo de Pitot, Rotâmetro, Medidor de Pressão Analógico e Digital, Engate Rápido, Registro Esfera e Válvula Globo. Todos esses elementos ligados por meio de tubos, resultando em circuito fechado.
2. OBJETIVOS
Promover o conhecimento de todos os equipamentos e componentes da bancada hidráulica.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
O funcionamento de cada elemento pode ser observado abaixo:
Figura 1 - Bombas hidráulicas e rotâmetro
Fonte: Elaborada pelo Autor.
As bombas hidráulicas são responsáveis pelo aumento da vazão na tubulação. Quando em funcionamento, geram um vácuo parcial em sua entrada de fluido. Por sua vez, a pressão atmosférica faz com que o liquido seja direcionado à entrada da bomba. Sendo assim, haverá um fluxo constante. Nesta foto também é apresentado o rotâmetro, na saída da bomba auxiliar. Ele é responsável por aferir a vazão da tubulação, por meio de uma carga que, conforme a vazão aumenta, esta carga sobe para uma região onde a área é maior e indica em uma escala