Diástase dos músculos retos do abdome
RESUMO
Objetivo: Estudos radiológicos pré-operatórios podem ser úteis para determinar a posição dos músculos retos do abdome antes de sua correção. O objetivo deste estudo é avaliar a acurácia da ultra-sonografia para medir a largura da diástase dos músculos retos do abdome.
Método: A diátase dos músculos retos foi medida pela ultra-sonografia, no pré-operatório em 20 mulheres. A diástase dos retos foi medida em sete níveis da bainha anterior dos retos foram examinados com ultra-som após inspiração profunda sustentada e após expiração. A diástase dos retos, nos mesmos níveis, foi também medida após sua exposição durante a abdominoplastia, por dois observadores independentes, usando compasso cirúrgico. As medidas foram comparadas usando teste estatístico de Wilcoxon para dados não independentes.
Resultados: Não houve diferença significante entre as medidas ultra-sonográficas e intra-operatórias nos níveis supra-umbilicais e na cicatriz umbilical. Todavia, inferiormente à cicatriz umbilical, essas medidas diferiram significativamente senda as ultrassonográficas menores nestes pontos.
Conclusão: A ultra-sonografia é um método acurado para medir a diástase de retos na região supra-umbilical e no nível do umbigo.
Descritores: Parede Abdominal. Músculos Abdominais. Ultra-sonografia. Diagnóstico por Imagem. Cirurgia Plástica. Reto do Abdome.
INTRODUÇÃO
A diástase dos músculos retos é uma das condições anatômicas que podem levar à projeção anterior da parede abdominal. Problemas funcionais, assim como dor nas costas e hérnia, também podem ocorrer devido a esta condição. Como os músculos retos estão superficialmente posicionados, na maioria dos casos, a diástase dos músculos retos é facilmente avaliada, e um diagnóstico correto pode ser feito baseado na história clínica e no exame físico. No entanto, quando a gordura subcutânea é espessa e quando há uma grande frouxidão abdominal, a