historia
Uma das maiores preocupações da gestante é com o período pós gestacional ou puérperio, onde as mudanças ocorridas no corpo feminino tendem a retornar ao seu estado anterior.. Mulheres em estado puerperal apresentam abdômen protuso e e frequentimente diástase abdominal.
Atualmente, o padrão de estética exige da mulher uma boa aparência física, com isto, no puéperio a fisioterapia dermato-funcional oferece recursos como a Corrente Russa, que podem promover fortalecimento e hipertrofia muscular, proporcionando melhores resultados na reversão da diátase abdominal.
O objetivo deste estudo é evidenciar os efeitos da elestroestimulação neuromuscular de média freqüência ou corrente russa, na diástase dos músculos reto abdominais em mulheres no estado puerperal, esperando –se uma redução da diástase abdominal num tempo menor que o fisiológico e redução de medidas pelo fortalecimento do reto abdominal e consequentemente menor protusão abdominal .
Palavras-chave: gestação, diástase, corrente russa
INTRODUÇÃO
Durante o período pós gestacional, o corpo da mulher inicia a recuperação e o retorno à normalidade após o nascimento do bebê. Este não se encontra com o seu estado anterior à gravidez, mas um novo corpo que passou pela gravidez e o parto. (citação)
A gravidez se refere ao estado resultante da fecundação de um óvulo pelo espermatozóide, envolvendo o subsquente desenvolvimento do feto gerado no útero, que dura cerca de nove meses, até seu nascimento. A presença e o crescimento do feto e da placenta determinam um conjunto de fenômenos adaptativos físicos, hormonais e bioquímicos do organismo materno. (Mendonça, 2001).(fazer citação indireta)
MAIS UM PARAGRAFO SOBRE GESTAÇão
A diástase dos musculos reto abdominais, é o estiramento dos músculos abdominais, em função do crescimento do útero grávido, devido à frouxidão da linha alba e dos retos abdominais separados, que deixam um espaço de 1 a 3 cm entre os dois ventres do músculo reto abdominal no