personalidade
O aspecto dinâmico da personalidade reflete-se na medida em que cada pessoa está constantemente em interação com o meio envolvente, sendo esta apenas interrompida com a morte. Relativamente às formas de pensar e de agir, estas mostram que a personalidade tem uma vertente interna (o pensamento) e uma vertente externa (o comportamento).
No entanto, os especialistas estabeleceram diferentes tipos de definições para o conceito de personalidade. Por isso, deparamo-nos com as definições aditivas, que se constroem com base na soma de um conjunto de características; as integradoras, que ressalvam o caráter organizado e estruturado dessa adição; as hierárquicas, que admitem a estrutura integrada dos elementos que conformam a personalidade embora estipulem a preponderância de certos elementos sobre outros; e as definições de adaptação ao meio, que também partem de uma integração dos elementos, mas que consideram que a organização depende do meio onde esteja inserido o indivíduo.
Os estudos sobre a personalidade abarcam dois grandes temas: o funcionamento intrapessoal (intrapsíquico, que não é observável de forma direta) e as diferenças individuais (as características e os traços que fazem com que uma dada pessoa seja diferente de outra).
O psicólogo inglês de origem alemã Hans Eysenck é o autor de um modelo da personalidade que se estrutura em três dimensões: psicoticismo, extroversão e neuroticismo. Pelas suas iniciais, este tipo de estudo é conhecido como sendo o modelo PEN.
Big Five (psicologia)
Big Five refere-se em psicologia aos cinco fatores da personalidade descritos pelo método lexical, ou seja, baseado em