Balanço de energia
O balanço de energia é muito importante na indústria, a partir dele se encontra a potência a fim de se escolher o melhor equipamento a ser empregado em um processo.
Conceitos de Balanço de Energia Sistema - È a quantidade de matéria ou região no espaço rodeada por uma fronteira e escolhida para ser estudada.
Fronteira - Separa o sistema das vizinhanças, e pode ser real ou imaginária, rígida ou móvel.
Vizinhanças - É tudo o que não faz parte do sistema e está do lado de fora da fronteira do sistema.
Sistema Aberto - É aquele que possui escoamento ocorrendo troca de massa com suas vizinhanças, seguida, ou não, de trocas de calor e trabalho.
Sistema Fechado - É um sistema que não realiza troca de massa com suas vizinhanças, pois não tem escoamento, mas calor e trabalho podem ser trocados.
Propriedade - São características do sistema. São exemplos de propriedades a pressão, temperatura, o volume, etc.
Estado - São as condições em que o sistema se encontra. È especificado por valores de temperatura, composição, pressão, etc.)
Estado Estacionário - As vazões de entrada e saída do sistema são iguais, não havendo acúmulo de massa. As propriedades são invariantes.
Estado Não- estacionário (ou Transiente) - As vazões de entrada e saída são diferentes, e a massa dentro do sistema não permanece constante e as propriedades variam.
Estado de Equilíbrio - Quando o sistema atinge o equilíbrio suas propriedades são invariantes, ou seja, forças motrizes internas não são mais presentes. Os equilíbrios podem ser térmicos, mecânicos, de fase e químicos.
Fase - É a parte (ou todo) do sistema fisicamente distinta e macroscopicamente homogênea, que possui composição fixa ou variável, como gás, líquido ou sólido.
Sistema Adiabático - É aquele que não realiza troca de calor com suas vizinhanças durante o processo. É um sistema termicamente isolado.
Sistema Isotérmico - Nesse sistema a temperatura se mantém invariante durante o processo.
Sistema