Medicar
Nayara Namorato; Pedro Aredes; Raquel Lucas; Reuel Felix; Rodrigo Augusto[1]
Mário Marcos Brito Horta[2]
RESUMO
Este documento tem o objetivo de expor o desenvolvimento do projeto MEDICAR, no qual mostra a necessidade e motivação para criação do produto, além da descrição do mesmo, metodologia utilizada e montagem do sistema.
Palavras-chaves: desenvolvimento, metodologia, MEDICAR, agenda médica, gerenciamento.
INTRODUÇÃO
O projeto MEDICAR tem como objetivo auxiliar o agendamento e também o gerenciamento de consultas médicas tanto para o consultório, quanto para o paciente. É um sistema que pretende integrar áreas que envolvem uma consulta médica, como: marcação, lembrete, ficha do paciente, solicitações de exames, receituários e relatórios para acompanhamentos e tomadas de decisões. Portanto, espera-se dessa aplicação um facilitador do dia-a-dia dos usuários e dos referidos médicos, permitindo um maior acompanhamento e reduzindo o número de desistências nas consultas.
O público principal da aplicação do sistema são os consultórios médicos, no qual irão fazer uso da gestão do sistema, ou seja, cadastrando, visualizando e alterando informações relacionadas a consulta do paciente. Porém o consumidor final será o próprio paciente, que terá acesso não só a sua agenda de consultas médicas, como todos os históricos relacionados a elas.
Diante do objetivo e do público alvo estabelecidos, é possível iniciar o processo de desenvolvimento do sistema. Portanto, na primeira parte desse artigo irá apresentar a metodologia escolhida, o SCRUM, e também quais comparativos levaram a essa escolha. Logo após, será demonstrado a construção da parte visual do sistema, passando pela arquitetura da informação, wireframe e layout do produto. No terceiro passo se inicia a construção da programação, programação fron-end e a programação back-end, no qual irá mostrar os recursos utilizados para o desenvolvimento das