Bláblá
A transição demográfica é, no geral, um processo de diminuição de taxas de mortalidade e natalidade, sendo que a primeira diminui mais rápido que a segunda, causando um período de aumento do crescimento vegetativo e, portanto, de grande acréscimo populacional. E esse termo, que é utilizado em demografia, ajuda a entender ao mesmo tempo dois fenômenos:
- Em primeiro lugar, explica porque o crescimento da população mundial se disparou nos últimos 200 anos (passando de 1 bilhão de habitantes no ano 1800 aos 7 bilhões na atualidade).
- Em segundo lugar, descreve o período de transformação de uma sociedade pré-industrial (caracterizada para ter umas taxas de natalidade e de mortalidade altas) a uma moderna ou pós-industrial (caracterizada por ter ambas as taxas baixas).
Indicação demográfica
Indicação Geográfica é como se convenciona chamar a identificação de um produto ou serviço como originário de um local, região ou país, quando determinada reputação, característica e/ou qualidade possam lhe ser vinculadas essencialmente a sua origem geográfica, sendo passíveis de proteção legal contra uso de terceiros, em termos de Propriedade Industrial.
Taxa de emigração
O termo genérico taxa de migração refere-se a qualquer taxa que mede a freqüência relativa da migração em determinada população. Exceto nos caso indicados, essas taxas devem ser consideradas como taxas anuais de migração . Elas podem ser obtidas como a razão entre o número médio anual de migrantes registrados durante um determinado período e a população média do período. A taxa anual de migração líquida e a taxa anual de migração total são calculadas de maneira similar, utilizando a informação apropriada sobre a migração líquida ou total. Um índice de eficácia migratória ou índice de eficácia é calculado como a razão da migração líquida em relação à imigração e emigração total. O índice varia de zero, quando entradas e saídas são iguais, a um, quando a migração se dá