TUBERCULOSE 1
MOTTA UNISUAM
DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA
TUBERCULOSE
GRUPO
Índice
I. Introdução Tuberculose Pulmonar
II. Tuberculose Óssea
III. Tuberculose em Pacientes com HIV
IV. Tratamentos
V. Efeitos Colaterais
VI. Falha Terapeutica
O que é?
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada de Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença é muito famosa pelo seu acometimento pulmonar (tuberculose pulmonar), mas poucos sabem que vários outros órgãos do corpo também podem ser infectados pela tuberculose, como pele, rins, linfonodos, ossos, cérebro, etc.
Tuberculose Óssea:
Uma vez que o bacilo da tuberculose ("M. tuberculosis") tenha penetrado no organismo através da via respiratória, ele pode se disseminar e instalar em qualquer outro órgão que não somente os pulmões, como sistema nervoso central, rins e ossos. A isso chamamos de tuberculose extrapulmonar (TEP).
No caso da tuberculose óssea, a via principal de disseminação é pelo sangue
(hematogênica), embora também possa ser por via linfática.
A presença do bacilo no osso faz com que tenha início uma resposta inflamatória local (osteomielite). Pode acontecer, por extensão dessa resposta, um acometimento da articulação adjacente (artrite).
Os ossos mais acometidos são as vértebras (mal de Pott) e as extremidades dos ossos longos, assim como as articulações do quadril e joelhos.
Os sinais/sintomas são, geralmente, dor e aumento de volume (edema). Com a evolução, pode ocorrer uma impotência funcional da estrutura motora e o surgimento de fístulas.
Quanto ao tratamento, vale o mesmo que o para a tuberculose pulmonar, com algumas variações no tempo de uso dos remédios. Pode-se também, caso necessário, optar por uma abordagem cirúrgica para evitar maiores danos.
Como se transmite?
Propaga-se através de pequenas partículas no ar que são expelidas quando pessoas com tuberculose infecciosa tossem, espirram ou falam. Estas têm a capacidade de