balanço de energia
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
BALANÇO DE ENERGIA
JOSÉ
RICK
CRICIÚMA, NOVEMBRO DE 2013.
1 INTRODUÇÃO
A energia é tudo o que produz ou pode produzir ação, podendo por isso tomar as mais variadas formas: Energia mecânica, calorífica, elétrica, química, nuclear, entre outras.
Através de uma pesquisa bibliográfica, o grupo tem como principais objetivos apresentar alguns conceitos de energia, com suas devidas medidas e formas, propriedades extensiva e intensiva, além das Leis da Termodinâmica, os quais estão relacionados com o balanço de energia.
2 ENERGIA
Energia é um termo que deriva do grego "ergos" cujo significado original é trabalho. Energia na Física está associada à capacidade de qualquer corpo produzir trabalho, ação ou movimento.
A energia pode ser definida como a capacidade de produzir um efeito, que pode ser de forma transitória ou permanente. A energia transitória pode ser, por exemplo, o calor, trabalho, energia mecânica, etc. As formas permanentes são: energia interna, potencial, cinética, química e nuclear. O conceito de energia está diretamente relacionado à capacidade de realizar trabalho. É bom lembrar que a energia causa modificações na matéria e, em muitos casos, de forma irreversível.
O conceito de energia é um dos conceitos essenciais da Física. Nascido no século XIX, desempenha papel crucial não só nesta cadeira como em todas as outras disciplinas que, juntas, integram a ciência moderna. Notoriamente relevante na Química e na Biologia, e mesmo em Economia e outras áreas de cunho social, a energia se destaca como pedra fundamental, uma vez que o comércio de energia move bilhões anualmente. O conceito de energia é, na verdade, algo intuitivo, pois não existe uma definição específica para esse fenômeno físico.
É fácil e notório sentirmos a energia em determinados momentos,