Balança analitica e semi analitica
Princípios do transporte
• Há diferenças entre a composição dentro e fora da célula; A distribuição de íons dentro e fora da célula é controlada por proteínas transportadoras e de canal na membrana e, em parte, pelas características de permeabilidade da própria bicamada.
•
As bicamadas são impermeáveis a solutos e íons
• A taxa de difusão de uma molécula qualquer varia dependendo de seu tamanho e de suas características de hidrofobicidade... Em geral: quanto menor e + hidrofóbico, + rápido se difunde Quanto > o gradiente de [ ], taxa de difusão + rápida • Transportadores proteicos são necessários!!
As proteínas de membrana podem ser:
• Proteínas carreadoras (transportadoras):
– Podem mediar o transporte passivo e ativo. – Carregam moléculas específicas ↓ encaixe no sítio de ligação e transferência através da membrana por alteração conformacional.
Bombas ativadas por ATP
– ATPases que usam a energia da hidrólise de ATP para o transporte de íons e peq. moléculas através da membrana
• Proteínas de canal
– Formam poros hidrofílicos e fazem transporte passivo – Se o canal está aberto, moléculas de tamanho e carga apropriados podem passar.
Transporte passivo ou ativo?
A direção depende de [soluto] relativas, em grande parte. – TRANSPORTE PASSIVO = moléculas fluem de regiões ↑ [ ] para ↓[ ] – TRANSPORTE ATIVO = moléculas vão contra um gradiente de [ ]
Para moléculas carregadas...
A maioria das membranas possui uma diferença no potencial elétrico em cada lado Potencial de membrana Essa diferença de potencial exerce uma força em qualquer molécula eletricamente carregada... Em geral: o lado citoplasmático está com potencial negativo em relação ao exterior, Há uma tendência a “atrair’’ cátions e impelir ânions, mas o soluto também tende a mover-se de acordo com seu gradiente de [ ].
Assim:
• As forças do gradiente de [ ] + voltagem através da membrana geram