Balanças analíticas e semi-analíticas
KAROLYNY HELLEN SANTOS DA SILVA
MATEMÁTICA APLICADA
Balanças de Precisão
Araraquara - SP
2015
Balança Analítica:
A Balança Analítica é um instrumento de grande precisão que pode pesar com altíssima confiabilidade massas extremamente pequenas que vão desde décimos de gramas (g) até milésimos de miligramas. Seu uso é mais restrito, especialmente na determinação de massas em análises químicas de determinação da quantidade absoluta ou quantidade relativa de um ou mais elementos de uma amostra, usualmente apresentam o prato para colocação de amostras protegido por portinholas de vidro corrediças, porque leves ou imperceptíveis correntes de ar podem levar instabilidade ao valor lido, ou até induzir a um grande erro de leitura. Devido à necessidade de extrema precisão das medidas efetuadas, as balanças analíticas devem ter salas específicas para sua manipulação, com condições ambientais controladas (temperatura, umidade), bem como observadas as condições da rede elétrica de fornecer voltagem dentro dos limites de tolerância especificados no manual de cada modelo.
No comércio de produtos para laboratório encontra-se também a balança semi-analítica. A diferença entre a Balança Analítica e a Balança Semi-Analítica é o grau de precisão na hora da pesagem.
Normalmente as balanças são fabricadas com células de carga, mas como elas não fornecem uma estabilidade e confiabilidade para grandes precisões de medidas, são usados sensores eletromagnéticos ou blocos dando assim a precisão necessária para efetuar sua fabricação. Alguns fabricantes denominam suas balanças pela sua precisão de aproximadamente 0,0001g.
Balanças Semi – Analíticas
A Balança Semi Analítica se destina à análise de determinada grandeza sob certas condições ambientais, as balanças semi analíticas e balanças de precisão são mais frequentemente utilizadas em laboratórios de diversas áreas como: