Balança e pesagem
Universidade de Franca
Química Industrial – Bacharel Semestral
Química Geral Experimental
Medição de Massas - Uso de balanças
Nomes e Códigos:
Data da Aula:
1 – Objetivos:
Adquirir familiaridade com balanças e a “pesagem” de materiais, que envolve quase toda análise química, aplicando o método de medição da massa em três modelos de balanças: Analítica, semi-analítica e plataforma.
Obter a margem de erro que cada uma oferece, segundo o conceito de exatidão e precisão, com o uso dos números significativos.
2 - Introdução Teórica:
A massa é a quantidade da matéria que constitui o objeto e pode ser determinada pela medida de sua inércia. Esta, por sua vez, é a resistência do objeto em relação a um esforço aplicado sobre este para modificar seu estado de movimento.
A descrição da massa é a “pesagem” no qual é necessário o uso de uma balança. O peso é a massa multiplicada pela gravidade
As primeiras balanças consistiam de uma barra suspensa, pelo ponto médio por uma corda, onde, as massas a serem comparadas eram penduradas por cordas nos extremos da barra transversal. Estas balanças rústicas foram utilizadas por muitos anos.
No século XXIII Antoine Lavoisier, reconheceu a necessidade da precisão nas pesagens para um melhor entendimento no comportamento da matéria.
Com o decorrer dos anos, as balanças foram aperfeiçoadas com resultados mais confiáveis, incluindo os requisitos de sensibilidade e exatidão. No campo da Química estes requisitos são fundamentais, pois se trabalha com unidades pequenas (massas pequenas).Utilizamos nesta área balanças analítica e semi-analítica
Surgem também conceitos como exatidão e precisão, onde resumidamente, exatidão é relativa ao verdadeiro valor da quantidade medida e precisão é relativa à reprodutibilidade, ou seja, possui uma pequena margem de erro do número medido.
Geralmente, o resultado que a balança fornece possui uma margem de erro calculada através da fórmula:
E % = X . 100 Xo
Onde: