Importância do turismo na economia
A economia do turismo estuda a origem e a formação do valor turístico, assim como sua transformação em renda, medida pela produção e pelo consumo, e a forma como esta se distribui na sociedade.
O turismo é uma atividade de serviços que a medida que vai se desenvolvendo, torna-se responsável pela satisfação de necessidades múltiplas de ordem intelectual, física, psicológica, cultural, social e profissional, mediante o desenvolvimento das sociedades modernas.
Com a criação da Organização Mundial de Turismo (OMT), vários países começaram a interpretar o turismo como forma de captação de divisas, passando a ter importância na economia de modo geral. No Brasil, foram criados em 1966 dois órgãos para o incentivo e o desenvolvimento do turismo, o Conselho Nacional de Turismo (CONTUR) e a Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR), atualmente Instituto Brasileiro de Turismo, subordinado ao Ministério de Esporte e Turismo.
1. GERAÇÃO DE EMPREGO
Pelo fato do turismo não ser um setor econômico independente, não é possível determinar diretamente a partir da oferta, a contribuição do turismo para o emprego. O turismo é uma atividade que demanda muita mão-de-obra, pelo fato de estar no setor terciário, gerando empregos diretos, induzidos e indiretos.
1.1 EMPREGOS DIRETOS
São serviços prestados diretamente ao turista. Ou seja, o turista negocia diretamente, sem intermédio de terceiros.
Exemplos: estabelecimentos de alojamento, restaurantes, agência de viagem...
1.2 EMPREGOS INDUZIDOS
São serviços que resultam do desenvolvimento da atividade turística. Ou seja, é algo planejado, ocorre antes.
Exemplos: os fornecedores que abastecem os hotéis...
1.3 EMPREGOS INDIRETOS
São serviços criados pelo turismo, que surgem a partir da renda obtida pelas atividades produtivas dos residentes locais. Ou seja o turista gasta, e o dinheiro que ele pagou vai ser o salário de diversas áreas.
Exemplos: empresas de transporte, hotéis, comércio