Futsal
O Futsal é o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de cinco jogadores. As equipes, tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal. Quando tal objetivo é alcançado, diz-se que um gol foi marcado, e um ponto é adicionado à equipe que o atingiu. O goleiro, último jogador responsável por evitar o gol, é o único autorizado a segurar a bola com as mãos.
A partida é ganha pela equipe que marcar o maior número de gols.
Surgimento no Brasil
A versão mais aceita, para o surgimento do Futebol de Salão no Brasil, é a de que ele começou a ser praticado nos idos de 1940 por jovens freqüentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo. Enfrentando dificuldades para encontrar campos de Futebol para divertimento nas suas horas de lazer, improvisaram "peladas" nas quadras de basquete e hóquei, aproveitando as traves usadas, na prática desse último esporte. De início as "equipes" variavam de número, tendo cinco, seis e até sete jogadores, sendo pouco a pouco fixado o limite de cinco.
As bolas eram de crina vegetal ou serragem, sofrendo sucessivas modificações, inclusive com uso de cortiça granulada. Como as bolas de ar utilizadas depois saltavam muito e saíam freqüentemente das quadras, posterior- mente tiveram seu tamanho diminuído e o peso aumentado. Daí o "Futebol de Salão" ser chamado também de "esporte de bola pesada".
Não demorou muito, e o esporte recém criado ganhou adeptos em outros Estados, estabelecendo-se regras elementares, procurando disciplinar sua prática. Dentro de pouco tempo organizavam-se times, disputando torneios abertos. Dada a facilidade para a formação de equipes , rapidamente ganhava adeptos, sendo introduzido em quase todas as capitais, que já o praticavam copiando as regras uns dos outros.
Na década de 50 surgiam