Balanced
Balanced Scorecard é uma sigla que traduzida significa Indicadores Balanceados de Desempenho.
Este nome é de uma metodologia voltada a gestão estratégica das empresas. A razão dos indicadores balanceados é que a escolha dos indicadores para a gestão de uma empresa não deve restringir as informações econômicas e financeiras e também não é possível realizar um vôo seguro baseando-se apenas no velocímetro de um avião, os indicadores financeiros não são suficientes para garantir que a empresa está no caminho certo.
É necessário monitorar junto com os resultados econômicos financeiros os desempenhos dos processos internos e pessoas, inovações e tecnologia porque o somatório disso tudo se bem aplicadas aos processos internos das empresas alavancarão o desempenho esperado no mercado junto com os clientes e assim trarão a empresa os resultados financeiros esperados, isto é criar valores com ativos intangíveis.
BSC a partir de uma visão integrada e balanceada da empresa, permite descrever a estratégia de uma forma clara, através de objetivos estratégicos em quatro perspectivas: financeira, mercadológica, processos internos e aprendizado & inovação, sendo todos eles relacionados entre si através de uma relação de causa e efeito. Além disso, o BSC promove o alinhamento dos objetivos estratégicos com indicadores de desempenho, metas e planos de ação, sendo possível gerenciar a estratégia de forma integrada e garantir que os esforços da organização estejam direcionados para a estratégia.
Foi criado pelos professores de Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton em 1992 e, vem sendo aplicado com sucesso no mundo inteiro em centenas de organizações do setor privado, público e em organizações não- governamentais, contribuindo direta e indiretamente para o alcance de aproximadamente 580 pontos nos critérios de excelência do PNQ. O BSC foi concebido com o objetivo de suprimir estas barreiras. O processo de construção de um BSC estimula um