Balanced Scorecard
Origem e Conceito do Balanced Scorecard (BSC)
Inicialmente o Balanced Scorecard surgiu através de um estudo realizado entre diversas empresas, denominado como: "Measuring Performance in the Organization of the Future", patrocinado pelo instituto Nolan e Norton, em 1990. Esse estudo foi motivado pela crença de que os métodos existentes de medição de desempenho empresarial estavam se tornando insuficientes. A ferramenta foi apresentada pelos professores da Harvard Business School, Robert S. Kaplan e David P. Norton, em 1992, como um modelo de avaliação e performance empresarial.
Gosta do assunto? Confira: Performance Prism - Conceito e Perspectivas
Devido ao seu sucesso, o BSC se tornou uma metodologia de gestão estratégica e desde então vem sendo aplicada com êxito no mundo inteiro em centenas de organizações do setor privado, público e não governamental. O Balanced Scorecard traduzido em sua forma literal significa algo como "Indicadores Balanceados de Desempenho". Trata-se de um sistema de suporte à decisão ou um sistema de gestão estratégica, que reúne elementos importantes para facilitar e acompanhar o cumprimento da estratégia. Ele leva a criação de uma rede de desempenho que atinja todos os níveis organizacionais, tornando-se assim, uma ferramenta para comunicar e promover o comprometimento geral com a estratégia da corporação (Kaplan e Norton, 2000).
Objetivos do Balanced Scorecard (BSC)
Pode-se dizer que o principal objetivo do balanced scorecard é alcançar o alinhamento do planejamento estratégico da empresa com as atividades operacionais que ela exerce. Ele traduz a missão e a estratégia em objetivos e medidas, organizados através de indicadores que irão informar os funcionários sobre os vetores do sucesso atual e futuro. Ao articularem os resultados desejados pela empresa os executivos esperam canalizar a energia, a habilidade e o conhecimento de todos os colaboradores da organização, para alcançar os