Balanced Scorecard
Juliana de Freitas2
Introdução
O Balanced Scorecard vem se consolidando durante estes últimos dez anos como uma forma adequada de transformar os objetivos estratégicos em ações.
Assim, as empresas, por meio das suas quatro perspectivas - financeira, do cliente, dos processos internos e de aprendizado e crescimento, podem acompanhar e aferir se existe uma correlação entre os mesmos.
Na implantação de processos nas organizações o elemento humano com toda a sua complexidade deve ser considerado, principalmente quanto à resistência à mudança, que poderá significar o diferencial entre o sucesso ou fracasso de qualquer implantação.
Razões para o surgimento do Balanced Scorecard
Desde que foi criado, o BSC vem sendo utilizado por centenas de organizações do setor privado, público e em ONG’s no mundo inteiro e foi escolhida pela renomada revista Harvard Business Review (HBR) como uma das práticas de gestão mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos.
O seu surgimento está relacionado com as limitações dos sistemas tradicionais de avaliação de desempenho, o que não deixa de ser um dos problemas do planejamento estratégico, uma importante ferramenta de gestão estratégica.
O
BSC
motiva
melhorias
não
incrementais
em
áreas
críticas,
tais
como desenvolvimento de produtos, processos, clientes e mercados.
1
Trabalho apresentado à UNEB referente avaliação parcial da disciplina Controladoria orientado pelo docente Carlos Henrique de
Macedo.
2
Discentes do Bacharelado em Ciências Contábeis, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB I, 8º sem. Vespertino Barreiras, janeiro 2015.
1
Dificuldades das empresas para a divulgação de suas metas estratégicas
Durante o processo de implementação da estratégia, através do alinhamento estratégico, pode-se encontrar uma série de dificuldades. Estas devem ser tratadas uma a uma, e priorizadas de acordo com a necessidade de cada
organização.