Balanced scorecard
Turma 07 Disciplina Controladoria
Kaplan e Norton na Prática “Implementando o Balanced Scorecard”
Com a implantação do Planejamento Estratégico, os gerentes reconheceram o impacto dos indicadores no Desempenho. Entretanto, a mensuração dos mesmos é essencial para o monitoramento da Estratégia. O BSC proposto pela primeira vez em 1992, vem complementar à avaliação já existente de indicadores financeiros com medidas não-financeiras de desempenho referentes aos clientes, processos internos e às atividades de inovação e melhoria.
•
Focar na Visão da Empresa;
• • •
Traduzir os Objetivos Estratégicos em um conjunto coerente de Indicadores de Desempenho; Cada Empresa deverá adotar seu Próprio Critério para Implementação do BSC, assim como Cada Unidade de Negócio terá sua Missão e Estratégia definidos; Estruturar-se em: Preparação, Entrevistas, Workshops e Revisões Periódicas para a Implementação.
1. Preparação: Definir uma Unidade de Negócios que tenha seus próprios clientes, canais de distribuição, instalações de produção e indicadores de desempenho financeiro. 2. Entrevistas: O facilitador do BSC realiza entrevistas de 90 min com cada um dos gerentes seniores para formulação dos objetivos estratégicos da empresa e propostas preliminares sobre os indicadores. São feitas duas rodadas, na segundo o facilitador revisa, consolida e documenta os resultados do workshop executivo e entrevista cada gerente sobre o BSC experimental. 3. Workshop executivo: A equipe de gerentes seniores se reúne com o facilitador para análise do processo de desenvolvimento do BSC. Nesse evento, o grupo formula o BSC preliminar. São feitas três rodadas até que que o grupo aprove o programa de implementação.
4. Implementação: a equipe desenvolve o plano de implementação incluindo a conexão dos indicadores a Banco de Dados e Sistemas de Informação. Nesse momento, pode haver necessidade de se desenvolver um novo sistema de