Hipertensão arterial
HIPERTENSÃO ARTERIAL
Trabalho apresentado como avaliação final da disciplina de Nutrição do Curso Básico de Cuidador de Idoso do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC
BELO HORIZONTE
JANEIRO DE 2013
O QUE É HIPERTENSÃO ARTERIAL OU PRESSÃO ALTA?
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pelo aumento da força (pressão) que o sangue exerce na parede das artérias ao se movimentar, atingindo valores de pressão acima dos considerados normais.
A hipertensão arterial (HTA), hipertensão arterial sistêmica (HAS) conhecida popularmente como pressão alta é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, aferida com esfigmomanômetro (aparelho de pressão) ou tensiômetro. Atualmente existem os aparelhos automáticos que são usados principalmente em casa. É importante observar que esses aparelhos são bons desde que a calibração seja verificada a cada seis meses, ou, no mínimo, a cada ano. Quanto à pessoa que irá utilizá-lo deve ser treinada para que não ocorre erro na aferição.
QUEM TEM PRESSÃO ALTA ?
Existe um problema para diferenciar a pressão alta da pressão considerável normal. Ocorre variabilidade entre a pressão diastólica que é o momento em que o coração relaxo para se abastecer de sangue. Neste caso o menor valor é o segundo a ser medido como por exemplo: 80mm Hg ( milímetro de mercúrio). Quanto à pressão sistólica que é a contração do coração para levar sangue para as veias. Neste caso o valor mais alto é o primeiro a ser medido por exemplo: 120 mg Hg (milímetro de mercúrio). Alguns estudos farmacológicos antigos criaram um mito de que a pressão diastólica elevada seria mais comprometedora da saúde que a sistólica. Na realidade, um aumento nas duas é fator de risco.
Considera-se hipertenso o indivíduo que mantém uma pressão arterial acima de 140 por 90