Balanced Scorecard
CONCEITO:
É uma metodologia de medição e avaliação das alternativas estratégicas, desenvolvida pelos Norte-Americanos Robert Kaplan e David Norton, baseada em dados financeiros e não financeiros, que proporciona uma gestão estratégica de longo prazo, cuja sua implantação permite criar uma visão partilhada dos objetivos a atingir a todos os níveis da organização, contrastando com os sistemas de medição tradicionais baseados exclusivamente na vertente financeira, o Balanced Scorecard direciona a empresa para o seu sucesso, definindo quais objetivos a atingir e medindo a sua performance a partir de quatro perspectivas distintas, Financeira, do Cliente,Processos Internos e de Inovação e Aprendizado.
PERSPECTIVA FINANCEIRA:
A elaboração do Balanced Scorecard deve der um incentivo para que as unidades de negócios vinculem seus objetivos financeiros à estratégia da empresa, servindo como foco para os outros objetivos e medidas das outras perspectivas, fazendo parte de uma relação causa e efeito.
PERSPECTIVAS DOS CLIENTES:
As empresas identificam os segmentos de mercado onde querem competir. Esses segmentos representam as fontes que irão produzir os componentes de receita dos objetivos financeiros da empresa. A perspectiva de clientes permite que as empresas alinhem suas medidas essenciais de resultado relacionadas aos clientes, satisfação, fidelidade, retenção, captação, lucratividade, com segmentos específicos de clientes e mercados, e avaliação das propostas de valor dirigidos a esses segmentos.
PERSPECTIVAS DOS PROCESSOS INTERNOS:
Os executivos identificam os processos mais críticos para a realização dos objetivos dos clientes e acionistas. As atividades internas devem estar direcionadas para o atendimento das demandas originadas pelos indicadores voltados para os clientes. Afinal, o desempenho excelente do ponto de vista do cliente decorre de processos, decisões e ações