Balanced scorecard
O conceito do Balanced Scorecard (BSC) ajuda-o a traduzir a estratégia em ação. A criação do BSC tem início na visão e estratégias da organização, a partir das quais são definidos os fatores críticos de sucesso. Os indicadores de desempenho permitem a definição de metas e a medição dos resultados atingidos em áreas críticas da execução das estratégias. Assim, o Balanced Scorecard é um sistema de gestão de desempenho, derivado da visão e estratégia, refletindo os aspectos mais importantes do negócio.
Ao relacionar os objetivos, as iniciativas e os indicadores com a estratégia da empresa, o BSC garante o alinhamento das ações das diferentes áreas organizacionais em torno do entendimento comum dos objetivos estratégicos e das metas a atingir, permitindo desta forma avaliar e atualizar a própria estratégia.
Os sistemas tradicionais de gestão e controle, ao focarem-se exclusivamente em dados financeiros e contabilísticos, tornaram-se rapidamente obsoletos, não respondendo às novas necessidades de monitorização do negócio.
O BSC, integrando indicadores financeiros e não financeiros, garante também uma perspectiva abrangente do desempenho das áreas críticas do negócio. Neste contexto, os criadores do BSC, Kaplan & Norton, definiram quatro dimensões através das quais a atividade de uma organização deve ser analisada:
• Dimensão Financeira (Como estamos perante os nossos acionistas?).
• Dimensão Cliente (Como estamos perante os clientes / mercado?).
• Dimensão Processos (Como está o nosso desempenho nos processos e recursos críticos?).
• Dimensão Aprendizagem e Inovação (Como deveremos sustentar a nossa capacidade de mudança e melhoria? ”)
Figura 1:
Criar um Balanced Scorecard: É necessário em primeiro lugar identificar a visão da organização. Qual o caminho pretendido para a organização? Ao identificar as estratégias, são clarificadas as formas para atingir a visão. Defina, de seguida, os Fatores Críticos de Sucesso e as dimensões