Balanced scorecard
Antigamente o sucesso das empresas era determinado pela maneira como se aproveitavam dos benefícios da sua contabilidade. Durante esse período, sistemas de controle financeiro foram desenvolvidos com o intuito de facilitar e monitorar alocação eficiente de capital financeiro e físico.
Em um ambiente onde a excelência empresarial é exigido continuamente, o grande desafio do sistema de informação gerencial, está em fornecer informações corretas e oportunas para auxiliar a tomada de decisão dos gestores. O BSC surgiu como uma ferramenta que pode ser utilizada para gerenciar importantes processos organizacionais.
O Método consiste num sistema de medição e gestão (Scorecard) estratégica do desempenho, bem como, no equilíbrio (Balanced) entre a gestão financeira e o capital intangível das empresas por forma a alcançar vantagens competitivas.
O Balanced Scorecard atua através de uma visão holística da organização e tem como base a inovação, o conhecimento e a aprendizagem, bem como as relações de causa e efeito entre seus indicadores, transformando estes ativos intangíveis em resultados financeiros.
Este presente trabalho ter por finalidade maior expor o conceito e suas abrangências relacionadas ao BSC explanando as vantagens e desvantagens em aderir este método. Apresentando como exemplo a empresa Banco do Brasil S/A que utiliza esse método para gerir seus negócios, expandindo a base de clientes que contribuiu para que o banco alcançasse posição de liderança no mercado de varejo bancário.
2. BALANCED SCORECARD
Historicamente, o processo de avaliação do desempenho organizacional esteve atrelado essencialmente à utilização de relatórios financeiros, que expressavam os resultados de uma organização a partir de medidas como lucratividade, rentabilidade e retorno sobre o patrimônio. Tais indicadores, no entanto, descrevem apenas situações passadas, sem explicar a geração de valor futuro.
Buscando aprimorar