Balanced scorecard
Conceito Sistema de gestão da estratégia, idealizado por Kaplan e Norton nos anos 90, na Universidade de Harvard, possibilita conhecer quais são as opções de mercado que se deve competir e quais clientes conquistar. Deve ser utilizado por executivos que precisam tomar decisões, visando atingir o Plano Estratégico da empresa como método que apóia os gestores a desenvolver uma estratégia e fazer com que cada membro da empresa a implemente.
Representa o equilíbrio entre indicadores externos (clientes ou acionistas) e indicadores internos (processos, inovação, aprendizado e crescimento).
Para a definição do processo do Balanced Scorecard, utiliza-se a ferramenta de Mapa Estratégico, que constitui uma ferramenta que serve como base para a priorização de recursos, exemplificando as relações de causa e efeito das ações de resultados para a empresa.
O mapa estratégico apresentado acima representa toda a estratégia da Empresa Southwest Airlines, que compõe o mercado de aviação norte-americano, esta foi a primeira empresa a utilizar o sistema que a Gol Linhas Aéreas utilizou no Brasil, com baixo custo na operação e aumento no volume de viagens. Analisando o mapa estratégico, pode-se visualizar como que o alinhamento do pessoal que trabalha na terra, pode levar ao aumento de clientes (gerando maior arrecadação de receita) e menos aviões trabalhando (gerando menor custo).
No processo de implementação do BSC, o mapa estratégico acaba se tornando uma excelente ferramenta para tornar claro os objetivos e as estratégias da organização, para todos os envolvidos no processo.
Como exemplo de aplicação do sistema BSC, também podemos citar a Empresa Philips, que o implementou na divisão de produtos de iluminação (chamado “lighting) em 1998 e tem se revelado eficiente ao definir a estratégia de operação. Hoje é utilizado por todas as unidades da empresa em 60 países.
O Balanced Scorecard é baseado em quatro perspectivas:
- Aprendizado e