A mecanização assume o comando
CENTRO DE TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA E GESTÃO
CURSO TECNOLOGICO DE GESTAO PÚBLICA
DISCIPLINA: TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
JOÃO PESSOA- PARAÍBA 2011
A Mecanização assume o comando
As Organizações vistas como máquinas
Na visão de muitos a mecanização trouxe principalmente ganhos elevados, transformando a humanidade de competidores com a natureza em senhores virtuais dela. Para outros, a visão do velho a respeito da alienação humana manifesta-se de várias formas, como por exemplo, o êxodo da comunidade rural para os centros urbanos. O uso das máquinas transformou radicalmente a natureza da atividade produtiva deixando a sua marca na imaginação, pensamento e sentimento dos homens, crescentemente aprendemos a usar a máquina como uma metáfora para nós mesmos e a nossa sociedade, moldando nosso mundo em consonância como princípios mecânicos. Em nenhum lugar isso é mais evidente do que na organização moderna.
A vida organizacional é frequentemente rotinizada com a precisão exigida de um relógio, espera-se que as pessoas cheguem ao trabalho em determinada hora, desempenhem um conjunto predeterminado de atividades, descansem em horas marcadas e então retomem as suas atividades até que o trabalho termine frequentemente o trabalho é muito mecânico e repetitivo. As cadeias de “refeições rápidas” e organizações de serviços de muitos tipos operam de acordo com princípios semelhantes, tendo cada ação sido pré-planejada de maneira minuciosa, mesmo nas áreas que dizem respeito às interações dos empregados com outras pessoas, uma simples tarefa como servir um freguês pode ser mecanizada, observada e avaliada de forma mecanizada.
Máquinas, pensamentos mecânicos e surgimento da organização burocrática
As organizações planejadas e operadas como se fossem máquinas são comumente chamadas de burocracia. Mas a maioria das organizações são, até certo ponto, burocratizadas devido à maneira mecanicista de